CERTEZA DA SALVAÇÃO

Romanos 8:38-39

INTRODUÇÃO

Um escritor brasileiro com nome Guimarães Rosa foi conhecido pela a sua frase celebre:

“A vida é feita de poucas certezas e muitos dar-se um jeito.”

Há muitas situações onde não é problemático “dar-se um jeito”, mas não num assunto muito sério, como o da salvação, tão determinante para o que será a eternidade. Como é que o crente ou o perdido, vão encontrar esta certeza? No livro mais vendido do mundo, a Palavra de Deus. Que possa ser hoje o dia de encontrar o Salvador ou de quebrar as incertezas para um tópico tão importante como o da salvação.

I. SERÁ QUE SOU SALVO?

Provavelmente esta foi uma pergunta que uma vez ou outra pairou na nossa mente, sendo que há muitos crentes que vivem neste dilema. Por outro lado, há muitas pessoas que afirmam ser salvas ou que pensam que são salvas, mas na realidade somente tiveram algum experiência religiosa.

Ou seja, todos estes não experiênciaram a tão importante regeneração dada por Deus. Porque é que isto é importante? Porque de maneira nenhum o homem pode ir nestas condições de pensar que são salvos para o juízo final. Jesus deixa isso bem claro em Mateus 7:21-23:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci__; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

Da mesma forma Paulo, em II Coríntios 13:5, preocupava-se com os que se achariam reprovados perante o Senhor na igreja de coríntios.

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”

Hoje também há essa possibilidade, de aqueles que se acham salvos, estarem em reprovados face ao Senhor. Nunca se converteram de facto. Como vão estes encontrar a salvação?

II. ENCONTRAR A SALVAÇÃO

Todo o homem deve tomar consciência da sua natureza pecaminosa. Um fácil introspectiva é feita observando a Palavra de Deus, especialmente no 10 Mandamentos (Exôdo 20). Não só estão declarados na bíblia como também no nosso consciente criado pelo Senhor. Estes confirmam a realidade de Romanos 3:10: “Não há nenhum justo, nem um sequer”. Não há ninguém bom, ninguém digno. Agora o homem sabe que está em pecado, e Paulo esclarece a realidade do homem estar neste estado: “Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Qual é então a solução para este problema? Felizmente o Senhor deixou-nos importantes pilares para encontrar a salvação:

  1. Arrependimento
  2. Acreditar em Jesus como único Salvador
  3. Novas Obras (sendo que as obras não salvam)

2.1 Arrependimento (Atos 3:19)

O que é o arrepedimento? É uma mudança de mente em relação a Deus, a Cristo, ao pecado. É uma mudança de mentalidade. É o primeiro passo para o perdão dos pecados, o início da conversão/regeneração.

Estas foram as Palavras de Pedro: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”.

Disse também Jesus: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5:31-32).

Disse também Jesus em Marcos 1:15: “Arrependei-vos e crede no evangelho”.

Acrescentando a isto e tirando o usa da analogia, o homem não vai aceitar uma cura/tratamento sem que primeiro seja convencido que está doente. Porque é que precisa da cura? Porque está doente, e a doença é o pecado, que pode levar à morte, não só física, mas morte da alma. O diagnóstico é feito através Palavra de Deus (10 Mandamentos), sendo que o homem, que agora conhece a sua doença, toma agora o primeiro passo de aceitar o tratamento. Esse é o passo do arrependimento, de aceitar a cura para o pecado. Qual é a cura?

2.2 Fé em Cristo como único Salvador (Romanos 10:9)

A cura encontra-se em Romanos 10:9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”. A cura desce ao âmago do ser humano, à alma por que diz: “se…em teu coração creres”. Esta crença de coração, não é somente de acreditar que a ressurreição de Cristo foi um acontecimento histórico, mas do papel indispensável de Jesus, que morreu e ressuscitou afim de hoje termos uma cura para o nosso pecado.

2.3 Novas Obras (II Coríntios 5:17)

Agora que o homem recebeu a cura, cabe a ele a responsabilidade de não voltar ao seu estado anterior, de não praticar as obras de quando estava enfermo em pecado. Por isso é II Coríntios acrescentas: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Estes são os pilares para salvação, são o começo para o perdido encontrar a salvação e para o crente realizar uma introspectiva da sua certeza de salvação.

Todo aquele que atravessa esta processo de transformação, está como se estivesse em tribunal por causa de um crime pelo qual foi declaro culpado, mas alguém pagou a fiança, que o acabou por libertar/justificar ante o tribunal. Sendo que quem pagou essa fiança foi o sangue de Jesus na cruz. 

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (II Coríntios 5:21).

Porém o crente pode enfrentar marés de incerteza, mas a Palavra de Deus traz sabedoria e fortalecimento para a tão importante certeza da salvação.

III. CERTEZA DA SALVAÇÃO

Nós acreditamos que o crente não perde a salvação. Por isso, quando dizemos, “se uma vez salvo, sempre salvo”, quereremos dizer o quê?

  • Que quando um pecador perdido é regenerado pelo poder e obra do Espírito Santo, ele é colocado num novo relacionamento com Deus. Tornou-se uma nova criatura, sendo agora um filho de Deus.
  • Que ele nasceu de novo e recebeu a natureza divina: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (I Pedro 1:23)
  • O salvo não está mais sob condenação, mas passou da morte para a **vida: “**Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24).
  • O salvo não é mais um inimigo de Deus, mas um filho de Deus (I João 3:2-3).
  • O salvo não está mais perdido: "E disse-lhe Jesus: hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:9-10). Se ele é salvo, não é perdido. Se ele é salvo, foi encontrado. Se ele é salvo, não está em posição de perigo em relação ao seu estado eterno.
  • O salvo está nas mãos de Deus, o Pai, e de Deus, o Filho, Jesus Cristo, e ninguém pode arrebatá-lo das mãos deles. "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são decima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." (Colossenses 3:1-4)

Todo aquele que está verdadeiramente em Cristo, já tem todos os seu pecados justificados, jamais se vai apartar Dele. A nossa certeza está na sua Palavra.

CONLUSÃO

É fundamental para cada um de nós estarmos certos que já nos deixámos transformar pelo Senhor, que já estamos salvos. Porém, devemos ter estes pilares bem interiorizados para que o nosso próximo venha a conhecer Jesus como seu único Salvador. A verdadeira transformação de um crente, passa também por pensar que o nosso próximo está a rumar para perdição, se ainda não conheceu Cristo. O Senhor hoje pede-nos para quebrar todas as barreiras que nos estão a impedir de partilhar as boas novas, seja uma dessas por exemplo desconhecermos a melhor forma de transmitirmos a mensagem da salvação.

O Senhor deixou-nos uma promessa, para aquele que está Nele: "Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo" (João 14:2-3).

Que possamos guardar a passagem bíblica do nosso estudo de hoje:

“__Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:38-39

2023-03-19