O SANGUE PRECIOSO DO CORDEIRO SEM MÁCULA
1 Pedro 1:17-21
INTRODUÇÃO
Deus providenciou algo bem valioso para assegurar aquilo que ninguém pode garantir. Jesus Cristo tornou-Se na grande provisão de Deus para a humanidade.
I. DEUS, O PAI (1:17)
Seguindo o título do estudo, antes de falarmos sobre o poderoso e tão necessário sangue do cordeiro, é importante entendermos Quem o enviou e a forma como com Ele devemos agir.
1.1 Como os crentes se dirigem a Deus
“E, se invocais por Pai” (1:17a), comecemos por analisar por partes:
- “invocais”: provem do verbo invocar, que significa chamar em auxílio.
- “Pai”: em 1:3 Pedro refere-se a Deus como “Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, e termina por nos associar como Seus filhos (”nos gerou de novo”) através do nosso novo nascimento que operou em nós. Isto dá-nos o direito de o chamar Pai. Em 1:14 temos mais uma referência podendo até ir para as próprias palavras de Paulo em Romanos 8:15 e Gálatas 4:6.
O que o excerto acaba por mostrar que quando, de uma forma intensa, humilde, suplicarmos a Deus, à sua graça, estamos a invocá-lo como Pai. Só devemos mostrar gratidão pelo amor que Deus tem por nós, porque estávamos perdidos, e Deus adoptou-nos graças ao “sangue de Cristo”.
💡 1. O crente tem a Deus como _____ a partir do momento que ___________________.
1.2 Como Deus julga
“…aquele que, sem acepção de pessoas” (1:17b): a sua forma de julga é sem olhar a posições, nível social, ou seja, com total imparcialidade (também Paulo escreveu o mesmo em Romanos 2:11).
“…julga segundo a obra de cada” (1:17c): Pedro também fala do mesmo tópico em Atos 10:34-35. Ou seja, Deus vai-se basear nas nossas obras, se estas fora praticadas em temor ao Senhor. Vejamos como prossegue a passagem.
💡 2. Deus julga sem _________ de pessoas, mas segunda a ________ de cada um.
1.3 Como devem viver os crentes
“andai em temor” (1:17d): O que quer dizer este temor? É temer ofender ao Senhor com um certo ato. Não é viver em medo, mas antes viver protegendo o nosso coração de cair em tentações mundanas, em atos que não agradam ao Senhor. Em 1:15-16, Pedro fala que as nossas obras devem ser feitas em santidade, pois é isso que Deus deseja de nós. O mesmo exorta Paulo, em II Coríntios 7:1, à santidade do crente, começando pelo seu temor a Deus.
Sabendo que este mundo é-nos passageiro, será que os meus atos, ou a minha forma de viver, é digna de estar no meio do Senhor, na eternidade? Que apreciação faz o Senhor do nosso comportamento?
💡 3. O crente deve sempre _______ a Deus, andando em _______________.
II. O SANGUE DE CRISTO (1:18-19)
É extremamente importante compreendermos como podemos ser redimidos, ou como fomos redimidos dos nossos pecados. Vejamos o que Pedro escreveu:
2.1 O que não garante a redenção (1:18)
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro” (1:18a): já antes Pedro, em Atos 3:6, usou destes bens (“prata e ouro”) para testemunhar na cura de um enformo. Já sabemos que estes bens são temporários.
“…(fostes resgatados) vossa vã maneira de viver” (1:18b): todo nós andámos neste viver, uma vivência pecaminosa que desonra a Deus, onde procurávamos as coisas corruptíveis deste mundo.
“que por tradição recebestes dos vossos pais” (1:18c): essa forma de viver é nos herdada pelos nossos pais, por tradição. Compreendemos isto melhor lembrando que provavelmente Pedro escreve aqui a judeus, os quais herdavam de seus pais muitos ritos bíblicos do AT, princípios que acabavam por tornar sem efeito a lei de Deus, sendo que o seu propósito é preparar os corações para Cristo. Da mesma forma o gentios herdavam tradições que se deixavam levar pela a idolatria e outras abominações.
Nada destas coisas garantem a redenção do perdido, mas “fostes resgatados” (1:18b) destas coisas. Vejamos como.
💡 4. Nada deste mundo, nem tradição, nem prática nos pode garantir a nossa _____________.
2.2 Como os crentes são redimidos (1:19)
“Mas com o precioso sangue de Cristo” (1:19a): ou buscando a palavras Lucas o Evangelista em Atos 20:28 “Olhai, pois, por vós, e por todos o rebanho…que ele resgatou com seu próprio sangue”, ou seja, Jesus Cristo comprou-nos, resgatou-nos, redimiu-nos com o seu sangue.
O profeta Isaías usa como sinal de redenção a “alma”: “porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores” (Isaías 53:12).
Notemos a importância do adjetivo aplicado sobre o “sangue de Cristo”: é precioso. Não no sentido que o valorizamos muito, mas antes porque teve um alto preço. Precioso ao contrário do ouro e prata decadentes.
💡 5. Jesus Cristo resgatou-nos com o seu ________, tendo sido ele de um _______ preço.
“como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1:19b)
Porque é que Pedro refere-se a Jesus como um cordeiro?
Quando se pensa em cordeiro, logo se pensa em sacrifícios (rito dos judeus). Mas porquê esta animal em particular como figura representativa de Cristo?
- A sua lã branca, mostra-nos pureza. É um animal inocente, juvenil que não se consegue defender (no caso de Jesus, foi a sua escolha não se defender a fim que a profecias se desencadeassem).

- Pedro testemunho a palavras de João Batista quando se dirigia a Jesus: “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus” (João 1:36. Ver João 1:40 pois comprava a presença de Pedro).
- É referido como uma possível opção como sacrifico em Levítico 22:19-21 (vemos muito a repetição de “sem mancha”). Nessa passagem de Levitico somos ensinados que o derramamento do sangue de Cristo é uma expiação real dos pecados do mundo, dando-nos a entender ainda mais as palavras de João Batista anteriormente referidas.
💡 6. Jesus Cristo é referido como um _____________ sem ________, o qual se rendeu ao plano de salvação de Deus.
III. A PESSOA DE CRISTO (1:20-21)
3.1 Conhecido antes da fundação do mundo (1:20)
“O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo” (1:20a): foi na eternidade onde o projecto de salvação foi elaborado. Aqui ainda nada existia, mas simplesmente a eternidade de Deus. Podemos também ver que Pedro regressa aqui à declarações de 1:10-11, onde os profetas do VT profetizaram acerca da vinda de Jesus.
💡 7. Deus elaborou a plano de salvação ainda antes da _________________________.
3.2 Manifestado, nestes últimos tempos, por amor de nós (1:20)
“…mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1:20b): foi nos manifestado incarnando-se como homem (João 1:14 - “o Verbo se fez carne”). Aqui a palavras de Pedro mostra-nos que acreditava que o fim do mundo não estava distante. “Por amor de vós”: judeus e gentios.
💡 8. Jesus manifestou-se incarnando na forma de ______________.
3.3 Ele é a base da fé dos crentes (1:21)
“E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória”: a ressurreição de Jesus foi a prova da eficácia da sua expiação, dando-nos a certeza da nossa ressurreição (1:3). Por isso, “lhe deu glória” (Filipenses 2:9-11 - “Deus o exaltou soberanamente”), pois Deus o colocou à sua direita, dando-lhe poder sobre os céus, salvação para os que o seguem e vitória/destruição sobre os seus inimigos (Hebreus 10:13).
“para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” (1:21b): a fim de nos encorajar em acreditar em Deus, tendo esperança que nos irá glorificar assim como o fez com Cristo.
💡 9. A nossa fé está em Cristo, porque na mesma forma que Ele ____________________ e foi glorificado, nós também nós vamos ser glorificados.
CONLUSÃO
Podemos ver vários aspectos sobre Deus e o seu plano maravilhoso desencadeado pelo seu Filho. Louvado seja o Senhor pelo tão importante “sangue do Cordeiro” nosso redentor.
2023-10-15